A Caramuru Alimentos e a Biocen anunciaram uma parceria para investir 1,1 bilhão de reais na construção de uma usina de etanol de milho em Nova Ubiratã (MT). A nova usina terá capacidade para produzir 261 milhões de litros de etanol por ano e está prevista para iniciar as operações no final do primeiro semestre de 2026.
Com a Caramuru detendo 51% de controle no empreendimento, a empresa está expandindo suas atividades para o setor de etanol de milho, tornando-se uma das principais processadoras de soja e milho, além de ter presença no mercado de biodiesel. Além do etanol de milho, a usina também produzirá óleo de milho e farelo seco usado na fabricação de ração animal.
A escolha estratégica da localização da usina em Mato Grosso se deve ao estado ser o maior produtor de milho do Brasil e possuir um grande rebanho bovino, suínos e aves, que demandam o farelo produzido a partir do processamento do milho. A Biocen, composta por 28 grupos familiares, obteve uma produção de mais de 1,8 milhão de toneladas de milho na safra 2023/2024, com um faturamento de 4,6 bilhões de reais.
A transação foi assessorada pelo escritório de advocacia Mattos Filho em nome da Caramuru e pelo ABC Brasil e RGSH Advogados em nome da Biocen. A parceria tem como objetivo fortalecer a produção de grãos na região de Mato Grosso.