O Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) divulgou uma atualização sobre as condições de tempo e cultivo no estado, referente ao período entre a terça-feira (13) e a segunda-feira (19). Segundo o novo boletim, houve um aumento no percentual de lavouras de trigo em condição ruim, passando de 16% para 19%. Esse cenário é atribuído ao tempo seco ao norte do estado e às geadas no sul.
O clima frio registrado na última semana impactou o desenvolvimento das lavouras de trigo no centro-sul do Brasil, com a ocorrência de geadas. Apesar disso, as baixas temperaturas deram lugar a uma massa de ar quente no Paraná, mantendo o tempo seco. Essa condição acelerou a maturação das plantas, prejudicando a formação dos grãos e resultando em quebras de produção e aumento na incidência de pragas e doenças.
No Rio Grande do Sul, as condições das lavouras estão, de modo geral, satisfatórias, com as chuvas contribuindo para a umidade do solo. Contudo, o tempo frio preocupa os produtores com áreas em floração.
Apesar dos desafios enfrentados no Paraná, a produção de trigo na Região Sul do Brasil deve registrar aumento em comparação ao ano anterior, com uma safra estimada em 7.750 mil toneladas, representando um incremento de 9,15% em relação à safra anterior. Por outro lado, outras regiões do Brasil, como Bahia, São Paulo, Goiás e Minas Gerais, apresentam redução na produção de trigo, devido à queda de área e condições climáticas desfavoráveis.
Apesar da redução de 14% na área plantada, a produção brasileira de trigo para a safra 24/25 é estimada em ser 4% maior do que a safra anterior, alcançando 8.795 mil toneladas.
(Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/trigo/383311-trigo-em-condicao-ruim-aumenta-para-19-no-parana-por-conta-do-tempo-seco-e-geadas.html))