Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioPoliticaAndré Mendonça amplia prazo para renegociação de acordos de leniência da Lava...

André Mendonça amplia prazo para renegociação de acordos de leniência da Lava Jato por mais 30 dias: entenda os detalhes

Ministro do STF prorroga prazo para renegociação de acordos da Lava Jato

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), estendeu por mais 30 dias o prazo para autoridades e empresas finalizarem a renegociação dos acordos de leniência firmados no âmbito da Operação Lava Jato. Essa é a terceira prorrogação do prazo, atendendo a um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

A AGU explicou que a paralisação dos servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) prejudicou o andamento das negociações. Em julho, a AGU havia informado que os principais pontos dos acordos estavam acordados, mas ainda havia questões pendentes, como o cronograma de pagamento das dívidas e cláusulas correspondentes, nas quais ainda existem discordâncias.

André Mendonça é relator de uma ação movida pelo Psol, PCdoB e Solidariedade que questiona os acordos de leniência firmados antes da formalização do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) em 2020. As legendas argumentam a existência de um “estado de coisas inconstitucional” na Lava Jato e apontam uma suposta atuação abusiva do Ministério Público Federal (MPF) nas negociações.

A primeira audiência de conciliação ocorreu em fevereiro, com a participação de representantes da Procuradoria-Geral da República (PGR), da AGU, da CGU e de empresas como J&F, Novonor, Camargo Corrêa, UTC, Nova Engevix, Petrobras e Braskem.

Fonte: Notícias ao Minuto

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias