Inep divulga edital do Enem PPL 2024 para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob Medida Socioeducativa
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2024. As provas estão agendadas para os dias 10 e 12 de dezembro.
De acordo com o Inep, os órgãos de administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o exame devem realizar a adesão e indicar as unidades para aplicação das provas e o responsável pedagógico até o dia 18 de outubro. As provas do Enem PPL são equivalentes em nível de dificuldade ao Enem regular e serão realizadas nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelas unidades da Federação.
As notas obtidas no Enem possibilitam o acesso ao Sisu, ProUni e instituições de ensino superior em Portugal, bem como a participação em programas de financiamento estudantil, como o Fies. Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está prestes a concluir pode participar do Enem para ingressar no ensino superior. Os resultados também podem ser utilizados como ferramenta de autoavaliação de conhecimentos por aqueles que ainda não finalizaram o ensino médio.