Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioAgronegócioEmbrapa e IICA: Parceria reforçada para impulsionar a cooperação na agricultura.

Embrapa e IICA: Parceria reforçada para impulsionar a cooperação na agricultura.

A presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sílvia Massruhá, e o diretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, assinaram um acordo para estabelecer uma agenda internacional de colaboração. O objetivo é fortalecer a pesquisa e a inovação agropecuária, além de promover a sustentabilidade agrícola em escala global. O acordo inclui a facilitação de ações de cooperação técnica internacional, intercâmbio de políticas públicas, tecnologias e conhecimentos para beneficiar o setor agrícola.

Durante a reunião na sede da Embrapa, foi anunciada a criação do “Fundo José Ireneu Cabral” pelo IICA, com um capital inicial de 100 mil dólares, destinado a financiar intercâmbios de pesquisadores agrícolas entre o Brasil e a África. Além disso, está previsto o intercâmbio de pesquisadores brasileiros para a América Central e o Caribe, com o intuito de fortalecer o setor agrícola nessas regiões.

O IICA convidou a Embrapa a participar de eventos técnicos e políticos em conferências internacionais importantes, como a COP29 no Azerbaijão e a COP30, que será sediada pelo Brasil em 2025. O diretor-geral do IICA também ofereceu um escritório de apoio na sede do instituto, visando colaborar na criação de uma plataforma de agricultura tropical nas Américas.

Ambas as instituições ressaltaram a importância da cooperação para promover a segurança alimentar, sustentabilidade e inclusão dos pequenos e médios produtores rurais. A Embrapa, reconhecida como uma das principais organizações de pesquisa agrícola do mundo, tem como missão fornecer inovação e tecnologia para a agricultura no Brasil, assegurando a segurança alimentar do país e sua liderança nos mercados internacionais.

O fortalecimento da parceria entre Embrapa e IICA visa impulsionar o desenvolvimento sustentável da agricultura, promovendo a cooperação internacional e a troca de conhecimentos em benefício do setor agrícola.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias