O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira (23) o encerramento do desenvolvimento de sua vacina contra a covid-19, a Butanvac. Os estudos, que estavam na Fase II e incluíam testes em 400 voluntários, revelaram que a vacina, denominada internacionalmente de NDV-HXP-S, não atingiu os resultados esperados. Após 28 dias da aplicação, a produção de anticorpos pela vacina foi apenas dobrada, quando a meta era um aumento quatro vezes maior.
Em decorrência disso, o Instituto Butantan optou por interromper o desenvolvimento da vacina e redirecionar seus esforços para outras estratégias mais promissoras. A Butanvac foi resultado da colaboração com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia, utilizando tecnologias já conhecidas pelo Instituto Butantan na produção de vacinas contra a gripe.
O diretor do Instituto, o epidemiologista Esper Kallás, enfatizou a importância de seguir os resultados científicos e reiterou o compromisso da instituição com a segurança e eficácia das vacinas.