Os termômetros em Franca registraram uma grande variação de temperatura em um curto período de tempo. Em apenas nove dias, a temperatura passou de 6,6°C em 11 de agosto para 32,9°C em 20 de agosto. Essas condições extremas colocaram a cidade em um cenário de oscilação, com a menor temperatura e a segunda maior registradas em 2024.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo de onda de calor para a região, com temperaturas 5°C acima da média. O alerta abrange áreas de vários estados, incluindo Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
De acordo com a previsão do Climatempo, no sábado, 24, a temperatura mínima será de 15°C e a máxima de 33°C, com céu claro durante o dia e muitas nuvens à noite. Os ventos podem chegar a 20 km/h, aumentando o risco de incêndios devido à baixa umidade do ar, que pode atingir 20%.
Para o domingo, 25, a temperatura varia de 15°C a 26°C, com uma pequena probabilidade de chuva. A umidade do ar aumenta para entre 42% e 83%. Não há previsão de chuvas na cidade até o dia 6 de setembro.
Na segunda-feira, 26, a temperatura mínima é de 14°C, caindo para 12°C na terça-feira, 27. A previsão indica que a menor temperatura da última semana de agosto será de 9°C na sexta-feira, 30.
Diante dessas condições climáticas extremas, é importante manter atenção e cuidados especiais, principalmente em relação à saúde, devido aos impactos da variação de temperatura e da baixa umidade do ar.