Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioEconomiaFinanciamento automotivo em alta impulsionado por aumento da produção e baixa inadimplência

Financiamento automotivo em alta impulsionado por aumento da produção e baixa inadimplência

Conforme dados do Banco Central, a concessão e o saldo de crédito para financiamento de veículos aceleraram no último ano devido à retomada na produção das montadoras e à melhora no perfil de crédito dos clientes. No segundo trimestre deste ano, houve um aumento no apetite das instituições financeiras por linhas de crédito de maior risco.

Em junho de 2023, a concessão de financiamentos automotivos atingiu R$ 16,8 bilhões, representando um crescimento de 32,5% em relação ao ano anterior. A inadimplência também registrou uma queda significativa, passando de 5,5% para 4,5%.

O aumento na liberação de crédito acompanhou o crescimento nas vendas de veículos novos e usados, com aumentos de 15,6% e 9,6%, respectivamente, no primeiro semestre deste ano, impulsionados pela agressividade comercial das montadoras.

Bancos como Santander e BV se destacaram no cenário, batendo recordes de liberação de crédito para financiamentos de veículos. No entanto, desafios como a convergência na relação entre carros novos e usados vendidos e o aumento no financiamento em detrimento de pagamentos à vista ainda persistem.

Apesar do otimismo, o aumento do preço médio dos carros novos e as condições de financiamento, apesar de mais favoráveis, ainda refletem os juros futuros. Em suma, o mercado de financiamento automotivo no Brasil mostra uma recuperação sólida, impulsionada pela produção das montadoras e pela melhoria no perfil de crédito dos consumidores, resultando em um aumento nas concessões de crédito e nas vendas de veículos novos e usados.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias