Passageiro com sintomas de mpox em Guarulhos é diagnosticado com varicela
Um passageiro que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com sintomas de mpox, na verdade foi diagnosticado com varicela, mais conhecida como catapora, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde de São Paulo nesta terça-feira (27). O caso foi descartado para mpox após exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, que confirmou a presença da varicela. O paciente encontra-se em bom estado e em observação.
A Secretaria de Saúde emitiu um alerta epidemiológico recomendando a intensificação da vigilância e assistência para casos de mpox no estado. O comunicado ressalta que a transmissão da varicela ocorre principalmente por meio do contato íntimo com as lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas. Os sintomas principais incluem febre, fraqueza e linfonodos inchados, entre outros.
Medidas preventivas foram destacadas pela secretaria, como evitar o contato íntimo com pessoas que possuem lesões na pele, manter a higiene das mãos, não compartilhar objetos pessoais e utilizar máscaras. A pasta reforça que o monitoramento e acompanhamento da doença fazem parte da rotina do instituto desde 2022.