Autoridades de Israel confirmam ter atirado em veículo humanitário em Gaza, diz vice-embaixador dos EUA na ONU
Autoridades israelenses reconheceram ter disparado contra um veículo usado para entrega de ajuda humanitária na Faixa de Gaza. De acordo com Robert Wood, vice-embaixador dos Estados Unidos na ONU, os israelenses alegaram que se tratou de um “erro de comunicação”. O incidente ocorreu na terça-feira (27) e o veículo atingido era da equipe do Programa Mundial de Alimentos (PMA), vinculado à ONU.
Apesar dos tiros, ninguém ficou ferido devido à blindagem do veículo. O PMA interrompeu temporariamente suas operações em Gaza após o incidente e solicitou que Israel tome medidas para evitar que situações semelhantes se repitam. Essa não é a primeira vez em que comboios da ONU são alvo de disparos desde o início do conflito entre Israel e o Hamas.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, e outras autoridades internacionais pediram que Israel conduza investigações e forneça esclarecimentos sobre o ocorrido. O país já havia admitido erros em ações semelhantes no passado, como um ataque aéreo que resultou na morte de sete trabalhadores de uma ONG em abril.
Para mais informações, acesse a fonte: Notícias ao Minuto