Contratos futuros de minério de ferro caem devido à diminuição da demanda de curto prazo
Os contratos futuros de minério de ferro tiveram uma queda nesta sexta-feira, influenciados pela diminuição da demanda de curto prazo e pelo aumento dos estoques na China. Apesar disso, os preços tiveram um aumento ao longo da semana, pelo segundo período consecutivo. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), com vencimento em janeiro, encerrou o dia em baixa, assim como o minério de ferro de referência de outubro na Bolsa de Cingapura.
Analistas do ANZ destacaram que os riscos continuam inclinados para o lado negativo a curto prazo, devido à possibilidade de as exportações de aço da China serem afetadas pelas tensões comerciais. No entanto, os índices de referência para o minério de ferro registraram ganhos na semana, impulsionados por fatores como a expectativa de redução na taxa de juros do Federal Reserve dos EUA e uma melhor demanda com a temporada de construção se aproximando.
A produção média diária de metal quente entre as siderúrgicas pesquisadas pela Mysteel teve uma redução, porém as margens do aço apresentaram uma leve melhora. Os analistas acreditam que, apesar dessa melhora, o espaço para uma recuperação nos preços será limitado devido ao excesso de oferta no mercado.