Na quinta-feira, 29 de agosto, a Associação dos Amigos da Família Imperial promoveu um evento especial para celebrar os 200 anos da Vila Franca do Imperador e da Constituição Imperial de 1824. O encontro reuniu diversas lideranças locais, acadêmicas e jurídicas.
Pedro Cintra Lemos Olivieri, advogado e membro da Associação, abriu a cerimônia ressaltando a importância de honrar os princípios que foram fundamentais para a formação da cidade de Franca. Destaque da noite, a palestra do professor Ibsen Noronha, da Universidade de Coimbra, enfatizou a relevância da preservação da memória coletiva para a manutenção da identidade de um povo. Noronha elogiou o cuidado com os arquivos históricos de Franca e compartilhou sua conexão pessoal com a cidade.
Noronha afirmou: “A perda de memória pode resultar na ausência da personalidade de um indivíduo ou de uma comunidade. É essencial reviver constantemente a memória, buscando nas raízes elementos do passado que possam orientar o futuro”.
O evento foi encerrado com a entrega de uma placa em homenagem à visita de Dom Bertrand de Orleans e Bragança há três décadas, um momento simbólico perpetuado pelo Clube das Cavalhadas da Franca. A cerimônia reforçou a importância da preservação da memória e dos valores que moldam a identidade local.