Domingo, Novembro 24, 2024
InícioAgronegócioPrevisão da segunda safra de milho do Paraná é reduzida pela Deral:...

Previsão da segunda safra de milho do Paraná é reduzida pela Deral: impactos e perspectivas

O Departamento de Economia Rural (Deral) revisou para baixo a estimativa da segunda safra de milho do Paraná para a temporada 2023/24, projetando agora 13,2 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 300 mil toneladas em relação à previsão anterior de abril. Essa revisão para baixo é atribuída aos efeitos do clima seco e quente que tem impactado o estado. Com essa nova projeção, é esperada uma queda de 7% em comparação à safra anterior, que atingiu 14,3 milhões de toneladas.

O Paraná, que é o segundo maior produtor de milho do Brasil, já está em processo de colheita da segunda safra. Consultorias têm ajustado para baixo suas expectativas para a safra nacional de milho, citando desafios enfrentados em estados como o Paraná.

Quanto à safra de soja, o Deral manteve a estimativa em 18,4 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 18% em comparação com a temporada anterior, que foi recorde. Em relação ao trigo, atualmente em fase de plantio no Paraná, a previsão é de 3,7 milhões de toneladas, indicando uma queda em relação à projeção anterior.

Se confirmada a estimativa, o Paraná terá um aumento de 2% na produção de trigo, com expectativas de recuperação da produtividade afetada pelo clima adverso na temporada anterior.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias