Na Faixa de Gaza, mais de 85 mil crianças com menos de 10 anos foram vacinadas contra a poliomielite no primeiro dia da campanha de imunização, conforme divulgado pelo Unicef. A ação, realizada em parceria com a OMS, teve início no domingo e já apresenta resultados positivos.
O Unicef na Palestina celebrou o sucesso da vacinação nas redes sociais, agradecendo o Ministério da Saúde da Palestina, Unicef, OMS e demais entidades envolvidas. O objetivo da campanha é interromper a transmissão da doença e proteger as crianças da região.
A iniciativa foi possível graças a um acordo entre Israel, o grupo palestino Hamas e a OMS para permitir a vacinação. Apesar dos desafios logísticos e da insegurança na região, a meta é atingir uma cobertura vacinal de 90% a cada rodada da campanha para prevenir o ressurgimento da poliomielite.
Em agosto, o primeiro caso de pólio em Gaza em 25 anos foi confirmado, ressaltando a importância da vacinação. A OMS enfatizou a necessidade de assegurar a continuidade da campanha e expandir a vacinação, se necessário, para alcançar a cobertura adequada.
Para garantir o acesso das crianças e famílias às unidades de saúde, a realização da campanha demanda pausas humanitárias. O Unicef e a OMS destacam a importância da cooperação de todas as partes envolvidas para o sucesso da iniciativa.