Atividade industrial da China cresce em agosto, mas perspectivas de exportação preocupam
De acordo com uma pesquisa do setor privado divulgada nesta segunda-feira, a atividade industrial da China registrou crescimento em agosto, impulsionada por novos pedidos que estimularam a produção. Entretanto, houve um declínio nos novos pedidos de exportação, levantando preocupações sobre as perspectivas comerciais, especialmente no momento em que as exportações de produtos natalinos estão aumentando.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da indústria chinesa, medido pelo Caixin/S&P Global, subiu para 50,4 em agosto, superando as expectativas dos analistas e indicando um cenário de crescimento. Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group, ressaltou que, embora haja crescimento, o ritmo foi limitado. Além disso, o declínio nos novos pedidos de exportação, o primeiro em oito meses, e os desafios para manter o crescimento nos próximos meses são motivos de preocupação, considerando a meta de crescimento econômico anual do governo.
As exportações têm sido cruciais para a economia chinesa, especialmente diante do enfraquecimento do consumo interno e da crise imobiliária que abalaram a confiança de empresas e famílias. Apesar do retorno ao território de expansão, é necessário estar atento aos desafios que podem surgir no cenário econômico da China nos próximos meses.