O governo de Luiz Inácio Lula da Silva reservou R$ 2,1 bilhões para a realização de novos concursos públicos em 2025, de acordo com o secretário de Orçamento Federal, Clayton Montes, divulgado nesta segunda-feira (2). O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos confirmou a previsão de abertura de novos concursos, incluindo as 810 vagas autorizadas para o Ibama e ICMBio, além de novas autorizações em análise.
Apesar de não terem sido divulgados detalhes sobre o número de vagas por órgão ou o total de concursos a serem realizados, o Projeto de Lei Orçamentária de 2025 encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional prevê a contratação de 53.599 pessoas para o Executivo Federal, incluindo efetivos militares e polícias custeadas pelo fundo constitucional do DF.
Uma novidade é o plano do governo de lançar, até março de 2025, um novo concurso público nacional unificado, chamado de “Enem dos Concursos”, com a intenção de realizar as provas em agosto do mesmo ano. O último grande concurso realizado foi o CNU, que teve mais de 2,1 milhões de inscritos para 6.640 vagas em 21 órgãos federais, com a participação de 970 mil candidatos.
O CNU contará com uma lista de espera com 13 mil pessoas, o dobro do número de vagas, com o objetivo de preencher vagas à medida que aposentadorias ocorrerem. Estima-se que até 2026, 70 mil servidores públicos se aposentarão.