A fumaça dos incêndios que afetam a região de Pedregulho há uma semana chegou a Franca na manhã desta terça-feira, 3 de setembro. Em comparação com a semana passada, a fumaça se assemelha a uma densa neblina, se espalhando por toda a cidade e sendo visível em vários bairros, como Residencial Paraíso, Jardim Piratininga, Jardim Paineiras e Jardim Dermínio.
O vento forte está ajudando na propagação da fumaça, levando-a para diferentes áreas e permitindo que os incêndios avancem em regiões de mata que ainda não foram atingidas. Os principais focos de chamas estão localizados em sítios e fazendas aproximadamente a 27 km de Pedregulho, nas áreas de Vila Santa Luzia e Alto Lajeado, com destaque para a madrugada desta terça-feira.
O sargento Aguinaldo, do Corpo de Bombeiros de Franca, informou que uma nova equipe foi enviada para a região de Baguaçu por volta das 6h. Essa equipe está avaliando a eficácia dos lançamentos de água feitos por aeronaves, e novas coordenadas serão repassadas à Defesa Civil para orientar as próximas ações no local.
Fonte: [GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2854256/franca-e-regiao/2024/09/incendio-que-atinge-pedregulho-faz-franca-amanhecer-sob-fumaca)