Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioAgronegócioChina lança investigação antidumping contra importações canadenses

China lança investigação antidumping contra importações canadenses

China inicia investigação antidumping sobre importações de canola do Canadá em retaliação a tarifas de veículos elétricos

Pequim, 3 de setembro (Reuters) – A China anunciou na terça-feira que pretende iniciar uma investigação antidumping sobre as importações de canola do Canadá, em resposta à imposição de tarifas sobre veículos elétricos chineses por Ottawa. A medida provocou um aumento nos preços futuros do óleo de colza doméstico, alcançando o pico de um mês.

O Canadá recentemente impôs tarifas sobre veículos elétricos chineses, seguindo os passos dos Estados Unidos e da União Europeia, o que desencadeou a resposta da China. Um porta-voz do Ministério do Comércio chinês afirmou que o país se opõe veementemente a essas medidas discriminatórias e unilaterais do Canadá.

Além da investigação sobre as importações de canola, a China também planeja iniciar uma investigação antidumping sobre alguns produtos químicos canadenses. A canola é amplamente utilizada na China, sendo o maior importador mundial desse produto.

Os preços do farelo de colza na China tiveram um aumento significativo após o anúncio da investigação, atingindo o maior valor desde agosto. A China alega que as exportações de canola do Canadá aumentaram de forma suspeita, prejudicando a indústria nacional de colza.

Esta não é a primeira vez que a China mira a canola canadense em meio a tensões comerciais anteriores. Em 2019, a China suspendeu exportadores canadenses de canola, mas posteriormente removeu as restrições. Analistas apontam que a China poderá buscar suprimentos alternativos, como da Austrália e Ucrânia, devido à extensa produção de canola nesses países.

Até o momento, a embaixada canadense em Pequim não se pronunciou sobre o assunto. Além da investigação sobre a canola, a China também iniciou investigações comerciais sobre importações de carne suína, conhaque e laticínios da União Europeia em resposta às restrições às suas exportações de veículos elétricos.

Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/agronegocio/384161-china-ataca-o-canada-com-investigacao-antidumping-sobre-importacoes-de-canola-em-resposta-as-tarifas-de-veiculos-eletricos.html)

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias