Terça-feira, Novembro 26, 2024
InícioFrancaRegião adota pedágio automático sem praça física: confira a inovação tecnológica

Região adota pedágio automático sem praça física: confira a inovação tecnológica

A partir desta quarta-feira, 4, as praças de pedágio de Jaboticabal e Itápolis começaram a operar no sistema free flow. Nesse sistema, a cobrança da tarifa é realizada de forma automática, sem a necessidade dos motoristas pararem ou reduzirem a velocidade. Isso é viabilizado por meio de câmeras, antenas e sensores que realizam a leitura e identificação dos veículos. Um investimento de R$ 17,5 milhões foi realizado para modernizar essas praças, como parte do Programa Siga Fácil SP.

Localizada no km 110 da rodovia, a praça de pedágio em Jaboticabal, assim como a de Itápolis, no km 179, teve essa melhoria estabelecida por meio de um contrato entre a concessionária EcoNoroeste, o Governo do Estado de São Paulo e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Para efetuar o pagamento, os motoristas que já possuem tags em seus veículos não precisam tomar nenhuma ação adicional. Aqueles sem o dispositivo terão a placa e o veículo identificados pelas câmeras, resultando na emissão de uma guia de pagamento. O valor deve ser quitado em até 15 dias nos canais disponibilizados pela concessionária, como através do aplicativo da concessionária, pelo WhatsApp 0800 326 3663 ou pessoalmente nos Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU) da SP-333.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a evasão de pedágio é considerada uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação por evasão. Está previsto que, de forma gradual, as cobranças automáticas sejam implementadas em todas as praças de pedágio sob concessão da EcoNoroeste até 2030.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias