Nesta quarta-feira (4), foi inaugurado o primeiro pedágio free flow do estado de São Paulo, localizado na SP-333, em Itápolis, no interior paulista. Com um investimento de R$ 17,5 milhões, o sistema substitui o modelo tradicional por pórticos instalados no quilômetro 179, permitindo a cobrança da tarifa sem que os usuários precisem parar nas cabines ou reduzir a velocidade.
Para os motoristas que possuem a TAG, como Sem Parar e Veloe, o pagamento é realizado automaticamente pela operadora contratada, com descontos progressivos. Já aqueles que não possuem a TAG precisam efetuar o pagamento em até 15 dias após passarem pelo pórtico nos canais disponibilizados pela concessionária.
O não pagamento da tarifa é considerado infração grave, acarretando em multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH. Para facilitar o pagamento, são oferecidas opções como um aplicativo disponível na Apple Store e Google Play Store, e o pagamento presencial nos SAUs da SP-333, por meio de totens de autoatendimento com cartão de crédito, débito ou PIX.
O sistema também oferece descontos, como o Desconto de Usuário Frequente (DUF) e o Desconto Básico da Tarifa (DBT). O DUF proporciona reduções adicionais e progressivas sobre o valor da última tarifa paga, enquanto o DBT oferece um desconto de 5% em todas as passagens para veículos comerciais e de passeio.
Está prevista a operação de um pedágio free flow em Jaboticabal até o final deste ano.