O Brasil já registrou 945 casos confirmados ou prováveis de mpox de janeiro a agosto deste ano, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. Esse número é superior ao total de casos notificados ao longo de todo o ano passado, que foi de 853 casos. Além disso, há 264 casos suspeitos da doença.
A região Sudeste concentra a maior parte dos casos de mpox no país, representando 80,7% do total. Os estados com maior número de casos são São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Não houve registros da doença nos estados do Amapá, Tocantins e Piauí.
A maioria dos casos confirmados e prováveis de mpox é de pessoas do sexo masculino, na faixa etária de 18 a 39 anos. Até o momento, não foram registrados casos em gestantes e não houve óbitos por mpox no Brasil este ano.
Para mais detalhes, acesse a matéria completa da Agência Brasil: [Casos de mpox no Brasil este ano já superam o total de 2023](https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-09/casos-de-mpox-no-brasil-este-ano-ja-superam-o-total-de-2023)