**Preços do petróleo caem, mas mantêm ganho semanal com expectativa de demanda forte para 2024**
Os preços futuros do petróleo tiveram uma leve queda nesta sexta-feira devido a um relatório que indicou uma diminuição no sentimento do consumidor nos Estados Unidos. Mesmo assim, os preços acumularam um aumento de 4% ao longo da semana, impulsionados pelas previsões de uma demanda sólida por petróleo e combustíveis em 2024.
O petróleo Brent encerrou em baixa de 0,13 dólar, a 82,62 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA West Texas Intermediate (WTI) caiu 0,17 dólar, a 78,54 dólares.
Ambos os índices de referência apresentaram um crescimento de quase 4% ao longo da semana, marcando o maior aumento percentual desde abril.
A pesquisa que revelou a queda no sentimento do consumidor nos EUA em junho influenciou a redução dos preços. Bob Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho, comentou que os dados ficaram aquém das expectativas, indicando que os consumidores comuns não estão confiantes na melhoria da situação econômica.
No entanto, as perdas foram contidas pelas projeções de uma demanda robusta. A Administração de Informação sobre Energia dos EUA (AIE) e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) mantiveram previsões de crescimento da demanda relativamente positivas para 2024. Enquanto isso, a Agência Internacional de Energia (IEA) reduziu sua estimativa de crescimento da demanda para menos de 1 milhão de barris por dia.
Apesar das oscilações, a perspectiva de uma demanda forte impulsionou os preços ao longo da semana.