Durante uma entrevista à Rádio Vitoriosa em Uberlândia (MG), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionou ter aconselhado o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo, a reduzir suas críticas e destacou a importância de trabalhar em conjunto, apesar das diferenças partidárias.
Lula também abordou a suspensão do pagamento da dívida de Minas Gerais, obtida pelo ex-governador petista Fernando Pimentel no fim de seu mandato, e ressaltou a necessidade de estabelecer uma nova forma de pagamento por meio de negociações entre a União e os Estados devedores.
O ex-presidente elogiou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por seus esforços nas negociações da dívida. Lula expressou confiança na possibilidade de um acordo benéfico ser alcançado em breve, enfatizando a urgência da conclusão das negociações.
Ele defendeu que a negociação deve beneficiar tanto a União quanto todos os Estados, inclusive aqueles sem dívidas expressivas, e ressaltou a importância de garantir recursos para os investimentos necessários à população de Minas Gerais.