Algumas das principais produtoras de aço dos Estados Unidos solicitaram a imposição de tarifas antidumping sobre as importações de aço laminado plano resistente à corrosão de dez países, incluindo o Brasil. A petição foi protocolada junto ao Departamento de Comércio e à Comissão de Comércio Internacional dos EUA. As empresas alegam que o aumento das importações prejudicou a produção, os preços e os lucros do setor siderúrgico nos EUA, afetando também a Austrália, Canadá e México.
Entre os países citados na petição estão a Steel Dynamics, Nucor, US Steel, Wheeling-Nippon Steel e o sindicato dos trabalhadores do setor. O processo pode levar mais de um ano para ser concluído e ainda precisa ser acatado pelos órgãos responsáveis.
Segundo a Steel Dynamics, as importações de aço resistente à corrosão dos dez países aumentaram significativamente nos últimos anos. A ação pode afetar os exportadores brasileiros, pois atingiria uma das principais categorias de aço exportadas pelo país. Os EUA são o principal destino das exportações de produtos planos de aço do Brasil.
O Departamento de Comércio dos EUA e a Comissão de Comércio Internacional têm prazos para avaliar a petição e o processo deve ser concluído até outubro de 2025. Em contrapartida, em janeiro, os EUA revogaram o direito antidumping aplicado desde 1992 às importações brasileiras de tubos de aço.
Até o momento, o Instituto Aço Brasil e o MDIC não se manifestaram sobre a petição das produtoras de aço dos EUA.