O Brasil está cada vez mais voltado para os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, que são frequentados por estudantes de 11 a 14 anos. Essa fase é considerada crítica devido às grandes transformações que os alunos enfrentam durante a adolescência, com mudanças para escolas maiores e desafios de aprendizado mais complexos. Garantir uma educação de qualidade nesse período é fundamental para que os estudantes concluam o ensino médio.
Um Seminário Internacional realizado no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira discutiu estratégias para combater a reprovação e o abandono escolar, com foco na redução das desigualdades educacionais no país. Dados indicam que grupos vulneráveis, como população preta, parda, indígena, quilombola e pessoas com deficiência, apresentam maiores índices de abandono escolar.
O governo federal lançou o Programa Escola das Adolescências, visando aprimorar a qualidade social da educação nos anos finais do ensino fundamental, buscando promover o acesso, progresso e desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, um estudo da OCDE e Fundação Itaú Social destacou a importância da conclusão do ensino médio para uma vida plena, ressaltando a necessidade de melhorar indicadores como senso de pertencimento e clima disciplinar nas escolas brasileiras.
Para estimular pesquisas voltadas aos anos finais do ensino fundamental, o Ministério da Educação irá lançar, em parceria com a Fundação Itaú, um edital de pesquisa para reconhecer e fortalecer boas práticas no ensino de matemática nessa etapa escolar. O edital será direcionado a professores, grupos de pesquisa e associações da sociedade civil interessadas nesse tema.