Domingo, Novembro 24, 2024
InícioSaudeInauguração de Farmácia de Plantas Medicinais agita o Rio de Janeiro

Inauguração de Farmácia de Plantas Medicinais agita o Rio de Janeiro

A primeira Farmácia Viva de Maricá, no Rio de Janeiro, foi inaugurada recentemente com o objetivo de promover o acesso às plantas medicinais e à fitoterapia. O projeto, denominado Farmacopeia Mari’ká, é fruto de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Neste espaço de 4 mil metros quadrados, são cultivadas cerca de 30 espécies de plantas medicinais, além de oferecer capacitação para pequenos produtores rurais interessados no cultivo dessas ervas. A iniciativa visa não só a produção de medicamentos, mas também a promoção da saúde da população e o estímulo à geração de renda para agricultores locais.

Dentro da Farmacopeia Mari’ká são produzidos remédios à base de fungos medicinais, óleos essenciais e até mesmo medicamentos para animais de estimação. Os produtos desenvolvidos são distribuídos gratuitamente, incluindo chás, xaropes de guaco e loções repelentes de citronela.

A distribuição dos produtos é feita em feiras e palestras, e está prevista para ser ampliada em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) até o final do ano. A Farmácia Viva está em fase final de implementação e em breve estará disponível para a população de Maricá e municípios vizinhos.

O projeto almeja melhorar a qualidade de vida da população, fomentar a geração de renda e promover uma economia local, regional e sustentável. A expectativa é que essa iniciativa sirva de modelo para outras cidades brasileiras interessadas em promover o uso de plantas medicinais e fitoterápicos.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias