França reforça vigilância da peste suína africana na fronteira com a Alemanha
O Ministério da Agricultura da França aumentou a vigilância da peste suína africana (PSA) ao longo de parte da fronteira com a Alemanha, devido à propagação da doença entre javalis em várias partes da Europa. A medida tem o objetivo de evitar a introdução da PSA na França, o que poderia ter consequências graves na indústria de suínos do país e nas cadeias de abastecimento de alimentos.
O vírus da PSA, que é letal para os porcos mas inofensivo para os humanos, tem se espalhado em países como Alemanha, Bélgica e Itália nos últimos anos. A preocupação aumentou após casos recentes na Alemanha, levando a França a fortalecer a vigilância nos departamentos de Bas-Rhin e Moselle, próximos à fronteira.
O Ministério da Agricultura está avaliando a possibilidade de instalar cercas ao longo da fronteira com a Alemanha e regular as populações de javalis em colaboração com caçadores locais. Medidas semelhantes já foram adotadas em outras regiões próximas a países afetados pela PSA.
Essas ações têm como objetivo evitar a disseminação da doença e proteger a indústria suína francesa. A propagação da PSA também causou grandes prejuízos em rebanhos suínos na Ásia, como na China e no Vietnã. As autoridades francesas estão trabalhando em conjunto com agricultores e caçadores para implementar estratégias de contenção e prevenção.
Fonte: [Notícias Agrícolas](https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/granjeiros/385081-franca-intensifica-vigilancia-da-peste-suina-africana-na-fronteira-com-a-alemanha.html)