O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho para baixa umidade do ar e ondas de calor em Franca. O aviso de baixa umidade do ar permanece em vigor até as 18 horas desta terça-feira, com possibilidade de atingir 12%, o que representa um grande risco de incêndios florestais e impactos na saúde, como doenças pulmonares e dores de cabeça. Recomenda-se que a população se mantenha hidratada, use hidratante na pele, umidifique o ar, evite bebidas diuréticas e exposição ao sol nas horas mais quentes.
Quanto às altas temperaturas, o alerta permanece até sexta-feira, com temperaturas 5°C acima da média. O aviso abrange o estado de São Paulo, com exceção de partes do litoral, e outras oito unidades da federação. Segundo o Climatempo, a máxima temperatura em Franca deve aumentar ao longo da semana, chegando a 34°C no sábado, com dias ensolarados, algumas nuvens e sem previsão de chuva.
A previsão aponta que a chance de chuva aumenta na segunda quinzena de setembro, chegando a 15% em 23 de setembro. No entanto, até o momento, não há previsão de volume significativo de chuva até o dia 24. Franca enfrenta uma seca prolongada, com apenas registros de chuvas leves nos últimos meses.
O risco de queimadas também é destacado, dada a combinação das condições de baixa umidade do ar e altas temperaturas. Para mais informações, você pode acessar diretamente a fonte da notícia em: [Fonte GCN](https://sampi.net.br/franca/noticias/2855598/franca-e-regiao/2024/09/alerta-maximo-em-franca-baixa-umidade-calor-e-risco-de-queimada).