Uma pessoa ficou ferida ao tentar proteger sua casa com lonas durante uma microexplosão que atingiu São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. O incidente ocorreu por volta das 22h30 do sábado, 15 de junho, devido à intensa instabilidade causada por uma frente fria estacionária e um fluxo de umidade do norte do país.
A microexplosão causou danos significativos, com aproximadamente 1200 residências, quatro escolas, dois postos de saúde, o prédio da Secretaria Municipal da Saúde, o Museu Arqueológico e vários estabelecimentos comerciais sofrendo danos em seus telhados devido aos ventos fortes e granizo. Equipes da Defesa Civil estadual e municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros Militar estão atuando na cidade para auxiliar a população afetada.
Após a tempestade, a Prefeitura Municipal declarou estado de emergência devido aos estragos. Mais de 15 mil pessoas foram diretamente impactadas pela tempestade, que durou aproximadamente 15 segundos e incluiu granizo, ventos fortes e chuva intensa. Algumas áreas da cidade permanecem sem energia elétrica, com problemas no fornecimento de água.
Os moradores foram aconselhados a evitar as áreas afetadas para facilitar os trabalhos de reparo nas redes elétrica e de água. A situação é considerada grave, com escolas, postos de saúde, casas e empresas sofrendo danos. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, assegurou que a cidade está mobilizando esforços para prestar assistência e que todas as medidas necessárias estão sendo adotadas para lidar com a situação de emergência.