Exército de Israel informa sobre a morte de líder do Hezbollah em ataque aéreo
No último sábado à noite, o exército de Israel anunciou a morte de Nabil Kaouk, uma figura proeminente do grupo xiita Hezbollah. Nabil Kaouk era o chefe-adjunto do Conselho Central do Hezbollah e teria sido morto durante um ataque aéreo. Apesar de o Hezbollah ainda não ter confirmado oficialmente a morte de Kaouk, apoiadores têm expressado mensagens de luto desde o ocorrido.
Segundo informações divulgadas pelas autoridades militares israelenses, Kaouk ocupava a posição de comandante da “unidade de segurança preventiva” do Hezbollah, além de ser um membro importante do conselho central do grupo. Ele era considerado próximo da liderança e estava envolvido em ataques terroristas contra Israel e seus cidadãos. Havia especulações sobre sua possível sucessão de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, conforme apontado por Maher Abi Nader, jornalista e escritor libanês. Kaouk era membro veterano do Hezbollah desde os anos 1980 e já havia atuado como comandante militar do grupo no sul do Líbano.
Os Estados Unidos haviam imposto sanções contra Kaouk em 2020, devido à consideração do Hezbollah como uma organização terrorista. Nas últimas horas, aviões israelenses realizaram ataques a alvos terroristas no território libanês, mirando locais de lançamento de foguetes, instalações militares e depósitos de armas.
A morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, também foi confirmada após o exército israelense anunciar seu falecimento em um bombardeamento na sexta-feira. Além disso, Israel havia eliminado anteriormente o chefe das operações militares e das forças de elite do Hezbollah, Ibrahim Aqil, em um ataque prévio em Beirute.