Domingo, Novembro 24, 2024
InícioMundoLe Pen é julgada por suposto desvio de fundos da União Europeia:...

Le Pen é julgada por suposto desvio de fundos da União Europeia: Entenda o caso

A líder do partido de extrema-direita francês Rassemblement National (RN), Marine Le Pen, e outros 26 membros do partido estão sendo julgados por acusações de desvio de fundos europeus. A investigação, que já dura quase uma década, se concentra no uso indevido de recursos destinados a assistentes parlamentares entre 2004 e 2016.

Segundo os promotores, os representantes do RN teriam desviado de forma coordenada e deliberada os valores de 21 mil euros mensais, destinados a cada eurodeputado pela União Europeia, para custear assistentes que, ao invés de trabalharem exclusivamente para o Parlamento Europeu, atuavam parcial ou integralmente para o partido. O processo inclui 11 eurodeputados eleitos pelo RN, 12 assistentes parlamentares e quatro funcionários do partido.

A investigação teve início em março de 2015, quando possíveis irregularidades nos pagamentos dos assistentes parlamentares da FN (antigo nome do RN) foram encaminhadas ao órgão antifraude da UE pelo Parlamento Europeu. Em 2016, o caso foi transferido para juízes de instrução financeira em Paris e, em 2017, Marine Le Pen foi formalmente acusada de abuso de confiança e cumplicidade, com as acusações sendo posteriormente alteradas para desvio de fundos públicos.

Estima-se que as perdas totais relacionadas ao esquema de desvio possam chegar a 6,8 milhões de euros, de acordo com o Parlamento Europeu. Para mais informações, acesse a notícia original [aqui](https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/2206772/le-pen-comeca-a-ser-julgada-por-suspeita-de-desvio-de-fundos-europeus).

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias