Os trabalhadores nascidos em outubro já podem solicitar o saque-aniversário do FGTS desde a última terça-feira, 1º. Essa opção permite retirar parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês de aniversário. A adesão a esse modelo é voluntária e requer saldo em contas ativas ou inativas do FGTS. No entanto, quem escolher o saque-aniversário não terá direito ao saque integral em caso de demissão.
Os resgates podem ser feitos por meio do aplicativo do FGTS, que permite programar a transferência do dinheiro para qualquer conta bancária em nome do titular, sem cobrança de taxas. Além disso, é possível sacar o valor em casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui, utilizando a senha do Cartão Cidadão.
O calendário de 2024 para o saque-aniversário do FGTS segue a organização por mês de nascimento do trabalhador, estabelecendo datas específicas para cada período. O montante a ser sacado anualmente varia de acordo com uma alíquota que vai de 5% a 50% sobre o total de saldos das contas do FGTS, acrescido de uma parcela adicional.
Caso o trabalhador tenha optado pelo saque-aniversário e queira retornar à modalidade de saque-rescisão, é possível solicitar essa mudança por meio do aplicativo do FGTS, desde que não tenha realizado operações de antecipação. No entanto, a alteração só será efetivada a partir do primeiro dia do 25º mês após o pedido de retorno. Durante esse período, a modalidade em vigor continuará sendo a do saque-aniversário.