De acordo com um levantamento do Sebrae-SP com base em informações da Receita Federal, o número de empresas que oferecem serviços para pets na região de Franca quase dobrou nos últimos seis anos.
O estudo abrange microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) que atuam em atividades como comércio varejista de medicamentos veterinários, comércio de animais vivos e artigos e alimentação para animais, atividade veterinária, alojamento de animais domésticos e higiene e embelezamento de animais domésticos.
Na região como um todo, houve um aumento de 98,7%, totalizando 920 empresas do ramo em comparação com as 463 existentes em 2018. Franca se destacou com um crescimento de 105%, passando de 257 empresas em 2018 para 527 atualmente.
Outras cidades também registraram aumentos significativos, como Batatais com 123%, São Joaquim da Barra com 128% e Ituverava com 92%.
Lucas Castejon, fundador da startup Cuk.Pet, atribui o crescimento do mercado pet ao aumento das vendas de animais de estimação, como cachorros, gatos e coelhos, impulsionando a demanda por serviços como banhos e tosas. Ele destaca também que muitas famílias têm optado por ter animais de estimação em vez de filhos, o que tem impulsionado ainda mais o setor.
Fonte: GCN