Um idoso de 81 anos, conhecido como Arthur ‘Jack’ Schubarth, foi sentenciado a seis meses de prisão em regime fechado nos Estados Unidos por clonar ilegalmente ovelhas gigantes e criar uma nova espécie híbrida para comercialização. O juiz do Tribunal Distrital dos EUA, Brian Morris, considerou a idade avançada de Schubarth e a ausência de antecedentes criminais ao determinar a sentença.
Schubarth, proprietário de um rancho de 80 hectares em Montana, também recebeu uma multa de 20 mil dólares e foi ordenado a pagar 4 mil dólares à US Fish and Wildlife Foundation. Em março deste ano, ele admitiu ter clonado uma ovelha gigante da subespécie Marco Polo, nativa do Quirguistão, para criar a espécie híbrida conhecida como ‘Montana Mountain King’ (MMK).
O homem utilizou material genético ilegalmente obtido de ovelhas para produzir híbridos, os quais foram vendidos, juntamente com o sêmen, para outros criadores em diversos estados dos EUA. Schubarth foi acusado de conspirar para clonar ilegalmente as ovelhas e lucrar com a comercialização dos animais híbridos para a caça em cativeiro. Durante o julgamento, ele expressou arrependimento pelo crime cometido.