Forças de Israel afirmam ter neutralizado metade dos combatentes do Hamas em Rafah, Faixa de Gaza
O Exército de Israel divulgou hoje que conseguiu desmobilizar cerca de metade das forças de combate do grupo terrorista Hamas em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. De acordo com informações do jornal Times of Israel, aproximadamente 550 atiradores palestinos foram eliminados, excluindo aqueles que estavam escondidos em edifícios e túneis atingidos por bombardeios. Durante as operações, 22 soldados israelenses foram mortos.
Tel Aviv teria conquistado entre 60% e 70% de controle sobre Rafah por meio da ação militar, conforme reportagem da emissora qatari Al Jazeera. As áreas sob domínio israelense incluem bairros estratégicos como Brasil, Tel Al-Sultan, os bairros “NPK” próximos dos campos de Shaboura e Yabna, além do corredor Filadélfia, zona de segurança na fronteira com o Egito.
As forças israelenses relataram a descoberta de centenas de foguetes e mais de 200 acessos a instalações subterrâneas na região, incluindo túneis que se estendem até a fronteira com o Egito, possivelmente utilizados pelo Hamas para contrabando de armas. A situação na área continua sendo monitorada de perto pelas autoridades.