Os preços do petróleo aumentaram quase 2 dólares por barril nesta segunda-feira, alcançando os níveis mais altos em mais de um mês devido ao otimismo em relação à demanda. O petróleo dos EUA, West Texas Intermediate, subiu 2,4%, atingindo US$80,33 por barril, o valor mais alto desde o final de abril. Enquanto isso, o petróleo Brent avançou 2%, chegando a US$84,25 por barril, também alcançando seu maior valor desde abril.
Na semana anterior, ambos os contratos de referência tiveram seu primeiro ganho semanal em quatro semanas. Relatórios da Opep+, da Agência Internacional de Energia e da Administração de Informação sobre Energia dos EUA aumentaram a confiança na recuperação da demanda de petróleo no segundo semestre do ano, o que também ajudou a reduzir os estoques.
Além disso, as garantias da Opep+ de que um plano para aumentar a oferta a partir do quarto trimestre deste ano poderia ser interrompido ou revertido com base nas condições de mercado contribuíram para a estabilização dos preços. Esse plano foi revelado após a reunião do grupo em 2 de junho, resultando em uma queda acentuada nos preços na época.