De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, apenas 475.933 dos mais de 700 mil trabalhadores aptos a receber o abono salarial em setembro efetuaram o saque. Cerca de 247.754 beneficiários ainda não retiraram o montante correspondente a R$ 228,65 milhões disponíveis. O prazo limite para a retirada dos valores pendentes é até 27 de dezembro, sendo possível realizá-la na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil.
Na Caixa, a prioridade é o pagamento via crédito em conta, porém também é possível realizar o saque pelo aplicativo Caixa Tem, em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento, unidades do Caixa Aqui, ou por outros meios disponíveis. Já no Banco do Brasil, os pagamentos serão predominantemente efetuados por crédito em conta bancária, transferência por TED, PIX ou presencialmente nas agências.
Até o mês de agosto, dos 26.151.402 trabalhadores elegíveis, 723.687 ainda não haviam retirado o abono salarial. Os pagamentos para aqueles que solicitaram revisão do benefício serão emitidos mensalmente. Para mais informações, os trabalhadores podem consultar a Carteira de Trabalho Digital ou o portal GOV.BR.
Para ter direito ao Abono Salarial, é necessário que o trabalhador preencha determinados requisitos, como estar inscrito no PIS/PASEP por no mínimo cinco anos, receber até dois salários mínimos mensais de empregadores que contribuem para o programa, ter trabalhado ao menos 30 dias no ano-base e ter suas informações devidamente registradas pelo empregador na RAIS ou eSocial.
Informações adicionais podem ser obtidas através dos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e das Superintendências Regionais do Trabalho, pelo telefone 158.