OCDE destaca a importância do pensamento criativo em jovens estudantes
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) dedicou um dos volumes de pesquisas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) ao tema “Mentes criativas e escolas criativas”, ressaltando a relevância do pensamento criativo para os jovens se adaptarem a um mundo em constante mudança. O estudo avaliou a capacidade dos alunos de 15 anos de pensar criativamente, com competência para gerar, avaliar e aprimorar ideias originais e diversas.
Singapura liderou o ranking de 64 países em termos de pensamento criativo, seguida por Coreia, Canadá, Austrália, entre outros. O Brasil, por outro lado, ficou na 49ª posição, com 23 pontos, significativamente abaixo da média da OCDE. O estudo destacou uma grande disparidade de desempenho no pensamento criativo entre os países com melhores e piores resultados.
As meninas apresentaram um desempenho superior aos meninos em pensamento criativo, possivelmente devido ao hábito de leitura mais frequente. Além disso, alunos em melhores condições socioeconômicas também demonstraram melhor desempenho nessa área. O estudo também apontou que o uso de pedagogias criativas e a participação em atividades extracurriculares, como artes e teatro, estiveram associados a um melhor desempenho no pensamento criativo.