A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) usou suas redes sociais no domingo, dia 16, para levantar questionamentos sobre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Em seu post, Gleisi indagou se Michelle sente “inveja” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da atual primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja. Essa provocação surgiu após críticas feitas por Michelle em relação aos gastos públicos do governo federal, onde ela mencionou que o casal presidencial vive em uma “eterna lua de mel”.
Gleisi escreveu em seu perfil no Twitter: “Michelle Bolsonaro deveria estar mais atenta aos inquéritos que envolvem o inelegível e sua família, ao invés de ficar fofocando sobre Lula e Janja. É inveja que isso chama?”. Vale lembrar que o ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As declarações de Michelle foram feitas durante um evento do PL Mulher, do qual ela é presidente, realizado no sábado em Teresina, capital do Piauí. Ela questionou o motivo pelo qual o casal presidencial se hospedava nos melhores quartos em suas viagens, mencionando as recentes viagens do casal à Suíça e Itália.
Em outubro de 2023, Michelle ironizou Janja pelo mesmo motivo, ressaltando que não quis ser uma “viajante” durante os quatro anos de governo do marido. Essa provocação ocorreu durante visitas a regiões afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, organizadas por Janja, que costuma acompanhar Lula em suas viagens internacionais.
Após Gleisi sugerir que a fala de Michelle era motivada por inveja, a ex-primeira-dama compartilhou uma postagem de seu maquiador, Augustin Fernandez, que respondeu às críticas de forma provocativa. Michelle repostou a resposta com um avatar dela mesma expressando dúvida.