Mais da metade dos estudantes que entraram na Universidade de São Paulo (USP) em 2024 por meio da Fuvest, Enem USP e Provão Paulista são provenientes de escolas públicas, autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Dos 10.753 ingressantes, 5.954 são de escolas públicas, sendo que 2.965 se autodeclararam PPI. No ano anterior, esses números eram de 54,1% e 27,2%, respectivamente.
A primeira edição do Provão Paulista ofereceu 1,5 mil vagas para a USP, preenchendo 1.365 vagas. O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, enfatizou a importância do Provão Paulista como uma oportunidade real para estudantes provenientes do ensino público.
Uma mudança na forma de convocação dos estudantes em 2023 também contribuiu para o aumento de ingressantes de escolas públicas e PPI. O pró-reitor de Graduação, Aluísio Augusto Cotrim Segurado, explicou que os candidatos concorreram primeiramente às vagas da Ampla Concorrência, seguidas pelas vagas para Escola Pública e, por último, as vagas para PPI.
O pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, destacou que muitos candidatos, apesar de serem egressos de escolas públicas e PPI, optaram por se inscrever apenas para as vagas de ampla concorrência, em vez de disputarem as vagas reservadas para as políticas afirmativas.
Fonte: Agência Brasil