Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioMundoApós proibição do aborto nos EUA, estudo revela aumento preocupante na mortalidade...

Após proibição do aborto nos EUA, estudo revela aumento preocupante na mortalidade infantil

Pesquisa mostra aumento na taxa de mortalidade infantil após fim de decisão sobre aborto nos EUA

Segundo estudo realizado por duas pediatras da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, a taxa de mortalidade infantil aumentou 7% após o fim da decisão judicial de 1973 conhecida como Roe vs. Wade, que garantia o direito ao aborto a nível federal. A pesquisa, publicada na revista científica Jama Pediatrics, utilizou dados preliminares do CDC de 2023 e comparou com números de 2018 até o final de 2022.

Os resultados apontaram um aumento na taxa de mortalidade infantil por diversas causas, passando de 5,6 mortes a cada 1.000 nascidos vivos para 0,38 mortes adicionais em 2023. No caso de nascidos vivos com anomalias congênitas, o estudo identificou um aumento de 10% nas mortes. Em comparação com outros países, os EUA tiveram uma taxa de mortalidade infantil de 5 por 1.000 nascidos vivos em 2022.

Estudos anteriores realizados no estado do Texas, onde houve a implementação de restrições ao aborto, também evidenciaram um aumento nas taxas de mortalidade infantil. A pesquisa ressalta a relevância do tema do aborto nas eleições presidenciais, destacando a posição da democrata Kamala Harris em defesa do direito ao aborto e do republicano Donald Trump, que defende a decisão sobre a legislação do aborto a cargo dos estados.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias