O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está planejando convidar um representante da Frente Parlamentar Evangélica para assumir o comando de um ministério em seu governo, preferencialmente uma mulher, com o objetivo de se aproximar dos evangélicos e também fazer um gesto ao público feminino.
Essa medida visa lidar com resistências e desgastes enfrentados pelo governo do PT em certos setores do eleitorado. As conversas com líderes evangélicos têm sido intensificadas recentemente, e há indícios de que uma reforma ministerial pode ocorrer após as eleições para a presidência da Câmara e do Senado, marcadas para fevereiro de 2025.
Lula busca iniciar a segunda metade de seu mandato com uma equipe que reflita a nova correlação de forças no país, conforme os resultados das eleições municipais. Essa estratégia visa também consolidar acordos para uma eventual candidatura à reeleição em 2026, considerando a relevância dos evangélicos, que representam cerca de 30% da população brasileira, no cenário político.
Alguns nomes estão sendo cogitados para ocupar um ministério no governo, como a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). O Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa Bolsa Família, é um dos que estão em destaque. As negociações com os evangélicos têm sido conduzidas por Jorge Messias, chefe da Advocacia-Geral da União, e Alexandre Padilha, titular de Relações Institucionais.
Apesar das conversas em andamento, o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Silas Câmara, ressaltou que não há compromissos firmados com o governo e que mudanças de postura por parte do executivo são necessárias. Ele enfatizou a importância do respeito aos valores cristãos e alertou para a ascensão do conservadorismo no mundo como um sinal para o governo brasileiro.
Essa aproximação do governo de Lula com os evangélicos tem gerado cautela entre membros da bancada evangélica ligados a Bolsonaro, que duvidam do sucesso dessa estratégia. A disputa pelo apoio desse segmento evidencia a complexidade do cenário político brasileiro.
Fonte: [Notícias ao Minuto](https://www.noticiasaominuto.com.br/politica/2224761/lula-tenta-investida-para-apromixacao-com-evangelicos-e-entrega-de-ministerio-entra-no-radar)