Domingo, Novembro 24, 2024
InícioMundoAutoridades desmascaram plano de agentes iranianos para atentado contra Trump

Autoridades desmascaram plano de agentes iranianos para atentado contra Trump

Três indivíduos foram acusados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos em um plano para assassinar o ex-presidente Donald Trump antes das eleições presidenciais. Dois dos suspeitos, Carlisle Rivera e Jonathon Loadholt, estão sob custódia nos EUA, enquanto o terceiro, Farhad Shakeri, acredita-se estar em Teerã.

De acordo com as autoridades, os suspeitos detidos aguardam julgamento. Shakeri, descrito como um “ativo” do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã, teria sido designado para vingar a morte de Qassem Soleimani, comandante iraniano falecido em 2020. O plano incluía também outros possíveis ataques contra cidadãos norte-americanos e israelenses nos EUA, mas foi ordenado que se concentrasse apenas em um ataque a Trump.

Rivera e Loadholt, os outros acusados, são cidadãos americanos presos em Nova York e enfrentam acusações de auxiliar o governo iraniano na vigilância de um cidadão americano de origem iraniana. Shakeri, previamente deportado dos EUA em 2008 por roubo, teria contratado Rivera e Loadholt para atacar um ativista iraniano residente no Brooklyn.

Diante das tentativas de assassinato, Donald Trump declarou que “nunca se renderá”. Trump, que foi o 45º presidente dos EUA e lidera a adversária democrata no voto popular, tem sido alvo de pelo menos outras duas tentativas de assassinato nos últimos meses.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias