O Rio de Janeiro se prepara para sediar a cúpula do G20 nos dias 18 e 19 de novembro de 2024. Este encontro é um dos mais importantes no cenário político e econômico global, reunindo líderes das maiores economias do mundo, países convidados e organizações internacionais para discutir questões cruciais sobre desenvolvimento sustentável, recuperação econômica e cooperação global.
O G20 é um fórum que reúne as 19 maiores economias do mundo, juntamente com a União Europeia, representando aproximadamente 85% do PIB global, 75% do comércio internacional e dois terços da população mundial. Criado em 1999, o grupo tem como objetivo promover a estabilidade econômica e financeira global e realiza cúpulas anuais desde 2008 com a presença de chefes de Estado.
Esta será a primeira vez que o Brasil sediará o evento, sob a presidência rotativa brasileira e com o tema “Crescimento Sustentável e Inclusivo”. A escolha do Rio de Janeiro como sede ressalta a importância do Brasil como um ator central em debates globais, especialmente em assuntos como meio ambiente, transição energética e segurança alimentar.
Durante a cúpula, os líderes do G20 discutirão temas prioritários para a cooperação internacional, como mudanças climáticas, energia renovável, segurança alimentar, reformas econômicas e inclusão digital. Além do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, líderes de importantes economias como Estados Unidos, China, Reino Unido, Índia, França, Alemanha, Itália e representantes de países convidados e organizações internacionais estarão presentes.
A realização da cúpula do G20 no Rio de Janeiro é uma oportunidade estratégica para o Brasil reafirmar sua relevância global, impulsionar o turismo e a economia da cidade, consolidando o Rio como um local para sediar eventos de grande porte. Com um foco em soluções para desafios globais, a cúpula em 2024 promete promover um futuro mais sustentável e inclusivo.