Segunda-feira, Novembro 25, 2024
InícioMundoAtivistas ambientais protestam contra combustíveis fósseis em Stonehenge através de ato simbólico...

Ativistas ambientais protestam contra combustíveis fósseis em Stonehenge através de ato simbólico com tinta

Ativistas ambientais pintam Stonehenge com tinta laranja em protesto contra combustíveis fósseis

Ativistas ambientais recentemente causaram controvérsia ao borrifar tinta laranja no monumento de Stonehenge, localizado na Inglaterra. O protesto, organizado pelo grupo Just Stop Oil, resultou na detenção de duas pessoas suspeitas de danificar o monumento, de acordo com autoridades locais.

Transmissões online exibiram os manifestantes aplicando tinta nas pedras do monumento megalítico, que é um Patrimônio Mundial da Unesco. A tinta utilizada foi feita de amido de milho e, segundo a ONG, se dissolverá com a chuva.

O Just Stop Oil é conhecido por seus protestos que envolvem o bloqueio de estradas, interrupção de eventos culturais e esportivos, e intervenções em obras de arte renomadas. Eles estão pressionando o governo britânico para apoiar a criação do Tratado de Não Proliferação dos Combustíveis Fósseis, com o objetivo de encerrar a extração e queima de petróleo, gás e carvão até 2030.

O ato de vandalismo contra Stonehenge foi criticado pelo primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e pelo líder trabalhista Keir Starmer. O governo de Sunak tem tomado medidas para reprimir a atuação de grupos como o Just Stop Oil.

A ação ocorreu próximo ao solstício de verão, uma data em que o monumento atrai milhares de turistas. Stonehenge, construído entre 3.000 a.C. e 2.300 a.C., continua aberto à visitação, apesar dos danos causados.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias