O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o pagamento do 13º salário em parcela única para mais de 2 milhões de beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) que começaram a receber seus benefícios a partir de junho deste ano. Os beneficiados incluem aposentados, pensionistas e aqueles que recebem auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade.
Os depósitos estão sendo feitos de acordo com o calendário de pagamentos da folha de novembro e serão concluídos até o dia 6 de dezembro. O valor do abono será proporcional para os beneficiários cujos benefícios serão encerrados antes de 31 de dezembro de 2024. No entanto, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao 13º salário.
Desde 2020, o INSS tem antecipado as parcelas do 13º para o primeiro semestre do ano. O calendário de pagamentos segue a numeração final do cartão de benefício, com um cronograma especial para o estado do Rio Grande do Sul devido ao estado de calamidade pública.
Os beneficiários podem verificar o pagamento através da Central 135, do site Meu INSS ou do aplicativo Meu INSS. Manter os dados atualizados é fundamental para evitar fraudes e garantir o recebimento adequado dos benefícios.