**Ribeirão Preto promove caminhada pelo fim da violência contra mulheres e contra maus-tratos aos animais**
No próximo domingo (1º de dezembro), a cidade de Ribeirão Preto sediará a 7ª edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil. O evento terá início às 8h30, com concentração na Praça Carlos Gomes, em frente ao MARP, e saída programada para às 9h em direção à Esplanada do Theatro Pedro II.
A marcha tem como objetivo conscientizar a população sobre a violência de gênero, considerada uma pandemia global pela ONU. Dados alarmantes revelam que, em 2021, mais de 81 mil mulheres foram assassinadas no mundo, sendo que 56% delas foram mortas por seus parceiros ou companheiros. No Brasil, os números também são preocupantes, com uma menina ou mulher estuprada a cada 10 minutos e três vítimas de feminicídio diariamente.
Além da luta contra a violência feminina, a caminhada deste ano em Ribeirão Preto contará com um reforço importante: a realização da 1ª Cãominhada pelo Fim dos Maus-Tratos aos Animais, em parceria com movimentos de proteção animal. Essa união faz todo sentido, uma vez que muitos agressores utilizam animais para atingir as mulheres.
A mobilização é aberta a todos, incluindo homens, crianças e seus pets. O encerramento do evento contará com atividades gratuitas, como aulas de alongamento e defesa pessoal, além de orientação jurídica e contação de histórias. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Justiça, Cultura e Turismo e Assistência Social.
**Serviço:**
– **Evento:** 7ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas / 1ª Cãominhada pelo Fim dos Maus-Tratos aos Animais
– **Data:** Domingo, 1º de dezembro
– **Horário:** 9h
– **Local:** Praça Carlos Gomes (em frente ao MARP), seguindo até a Esplanada do Theatro Pedro II
– **Endereço:** Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro
Fonte: [Prefeitura de Ribeirão Preto](https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/ribeirao-preto-recebe-caminhada-pelo-fim-da-violencia-feminina-e-contra-maus-tratos-aos-animais)