A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou que os lojistas estão otimistas com as vendas neste período de final de ano, o que tem impulsionado o aumento nas contratações de funcionários temporários. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) atingiu 113,5 pontos em novembro, apresentando um crescimento de 1,4% em relação ao mês anterior e de 2,9% em comparação a novembro de 2023.
Após uma sequência de cinco meses em queda, o Icec voltou a crescer em outubro e novembro, com destaque para os setores de supermercados, farmácias, cosméticos, vestuário, tecidos e calçados, que tiveram um desempenho positivo. O aumento na confiança dos empresários também refletiu na contratação de temporários, atingindo o maior nível desde dezembro de 2022, principalmente nos segmentos de supermercados, farmácias e lojas de cosméticos.
Apesar da diminuição nas vendas de bens duráveis devido às altas taxas de juros, outros setores apresentaram perspectivas positivas. A confiança nas expectativas econômicas também cresceu em relação ao mês anterior, sinalizando uma possível recuperação do comércio, mesmo diante de um cenário econômico desafiador.
O Icec é um indicador mensal que avalia as tendências e expectativas no setor do comércio com base na visão dos empresários, sendo composto por aproximadamente seis mil empresas de todas as capitais do Brasil.