Governo de Israel ataca posições do Hezbollah no Líbano em meio a negociações de cessar-fogo
Israel realizou ataques contra posições do Hezbollah no Líbano, enquanto discute um possível cessar-fogo com a milícia extremista islâmica. Os ataques levaram à evacuação de 20 regiões em Beirute, marcando a maior evacuação durante o conflito até o momento. Autoridades israelenses, libanesas, americanas e francesas indicaram que Israel poderá aprovar o cessar-fogo em uma medida mediada pelos Estados Unidos.
O cenário de guerra regional teve início com um ataque do Hamas em outubro de 2023. Tanto o Hezbollah quanto o Hamas são aliados do Irã, e os libaneses são fortes parceiros de Teerã na região. A escalada dos confrontos levou Israel a agir com intensidade contra o Hezbollah, resultando em bombardeios que levaram à morte de líderes do grupo. O sul do Líbano foi invadido por Israel, 24 anos após a ocupação dessa região.
A perspectiva de um cessar-fogo representa um alívio para Israel, que enfrentou uma campanha militar de alto custo e se viu em conflito direto com o Irã. As negociações contaram com a mediação da França, que possui influência no Líbano devido ao seu mandato colonial na região.
A pressão política nos EUA também desempenhou um papel nas negociações, com o governo de Biden adotando uma postura mais rígida em relação a Tel Aviv após a derrota dos democratas para Donald Trump. No entanto, a oposição em Israel, especialmente entre aliados ultraortodoxos do primeiro-ministro Netanyahu, questiona o compromisso com o acordo de cessar-fogo.
O possível acordo envolve a ocupação do sul do Líbano pelo Exército libanês, com o compromisso do Hezbollah de se retirar da área próxima à fronteira com Israel. Esses termos já foram tentados anteriormente, sem sucesso. A intensificação da violência nas últimas semanas sugere que ambos os lados buscam afirmar sua posição em meio ao conflito.
Os ataques e confrontos resultaram em um elevado número de mortes e deslocamentos internos em ambas as partes, evidenciando a gravidade da situação e o impacto sobre a população civil.