Sábado, Janeiro 18, 2025
InícioRibeirão"Ribeirão: Pesquisa revela aumento significativo no número de órfãos na região"

“Ribeirão: Pesquisa revela aumento significativo no número de órfãos na região”

Levantamento inédito revela que 153 crianças e adolescentes perdem um dos pais anualmente em Ribeirão Preto

De acordo com um levantamento inédito realizado pelos Cartórios de Registro Civil de São Paulo, em Ribeirão Preto, uma média de 153 crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de pelo menos um dos pais por ano desde 2021. Os dados apontam que a Covid-19 foi responsável por cerca de um terço da orfandade na cidade, com 69 crianças perdendo seus pais devido à doença, resultando em um total de 195 órfãos.

O diretor da Arpen-Brasil, Luís Carlos Vendramin Júnior, explicou que foi possível identificar os órfãos correlacionando os dados dos CPFs dos pais presentes nos registros de óbitos com os de nascimento dos filhos a partir de 2021, graças à evolução da legislação brasileira que adotou o CPF como número identificador único.

No Estado de São Paulo, a média de crianças e adolescentes órfãos de até 17 anos é de 43,9 mil. A Covid-19 deixou, desde 2019, 77 crianças órfãs de pelo menos um dos pais em Ribeirão Preto. Considerando doenças relacionadas ao coronavírus, como SRAG e Insuficiência Respiratória, o número pode chegar a pelo menos 100 crianças órfãs desde 2019.

O levantamento também evidencia um aumento no número de órfãos devido ao falecimento dos pais em doenças como Infarto, AVC, Sepse e Pneumonia, que tiveram relação com a pandemia nos últimos anos.

Fonte: Cidade ON.

Relacionada
- Anuncio -

Ultimas noticias